Este curso é parte de uma importante iniciativa de transformação digital no Poder Judiciário brasileiro, promovida pelo Programa Justiça 4.0 – uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Justiça 4.0 tem como missão aproximar o Judiciário da sociedade por meio da adoção de tecnologias digitais e inteligência artificial. A proposta é impulsionar a produtividade, a governança e a transparência por meio de soluções digitais colaborativas, que otimizem o trabalho de magistrados, servidores e advogados.
Como parte desse esforço de inovação, foi criada uma trilha formativa em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Essa trilha foi ofertada inicialmente em 2022, em formato síncrono e virtual, e capacitou 1.215 profissionais do Judiciário.
Posteriormente, os cursos foram adaptados para a modalidade autoinstrucional, com o objetivo de ampliar o acesso e permitir que mais pessoas – dentro e fora do Judiciário – pudessem desenvolver competências técnicas em ciência de dados.
A trilha formativa é composta por oito cursos, todos gratuitos e acessíveis pela plataforma do CEAJud (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário):
Acesse a página do CEAJud: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/.
Clique em Criar uma conta (aqui).
Preencha os dados solicitados e confirme via e-mail.
Após login, basta localizar o curso desejado e iniciar.
Esta iniciativa contou com a atuação de diversos profissionais comprometidos com a modernização do Judiciário e a democratização do conhecimento:
Ana Lúcia Andrade de Aguiar – Juíza auxiliar da Presidência do CNJ e coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciais.
Tamires Aparecida Ferreira Souza – Assessora em projetos de Educação a Distância do Programa Justiça 4.0.
Muitas outras pessoas foram fundamentais para esta iniciativa e extendo a minha gratidão a toda elas lamentando por não ser possível mencionar todas aqui.
O curso “R para Ciência de Dados” que você encontra aqui foi originalmente desenvolvido em conjunto com o Professor Fernando Mayer, que deu o curso no formato síncrono mas ele foi gravado por mim Walmes Zeviani, enquanto professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador pela UFPR deste projeto.
Graças à autorização expressa do CNJ e do PNUD, este curso agora está também disponível de forma aberta e gratuita nesta plataforma pessoal, com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas interessadas em ciência de dados, dentro e fora do setor público.
A disponibilização amplia o acesso ao conhecimento de qualidade e reconhece o valor da iniciativa pública que tornou esse conteúdo possível.